12b19b9

Criativo, ousado e inovador? Temos uma sugestão de curso para você!

Vivemos num mundo repleto de mudanças, novidades e oportunidades, mas afinal quem são as pessoas que redirecionam essas informações para o público correto? Quem consegue fazer com que um produto/serviço inovador e ousado seja vendido? O profissional de Marketing! Usando uma excelente comunicação ele vai estudar a melhor maneira de passar mensagens para clientes, funcionários ou parceiros. Através de processos de planejamento e criação, com o uso de dados estatísticos e estudos, ele vai saber a melhor maneira de entregar uma mensagem.

O técnico em Marketing é o profissional ético que colabora na elaboração do plano de marketing da empresa, de acordo com seu ramo ou porte, tendo a competência aliada ao domínio técnico e no planejamento e implementação de ações de vendas e ações de mercado. Ele executa tarefas relacionadas à análise das vendas, preços e produtos. Operacionaliza as políticas de comunicação da empresa: fidelização de clientes, relação com fornecedores ou outras entidades. Operacionaliza políticas de apresentação dos produtos no ponto de venda. Executa o controle, estatísticas e operações de telemarketing. Além disso, ainda participa na elaboração e na realização de estudos de mercado, interpreta e aplica a legislação da área.

  • Quais são as áreas de atuação do profissional de marketing?
  1. Marketing Empresarial: É o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa.
  2. Marketing Esportivo: É um segmento que trabalha com o esporte, e atua na dimensão institucional de uma marca ou empresa. Esse profissional trabalha com a seleção dos eventos, atletas, equipes, calendários esportivos, e compra de espaços de mídia em eventos esportivos.
  3. Marketing Político: Esse segmento do marketing trabalha com a imagem pública, com foco na promoção de um candidato às eleições de um partido político.
  4. Marketing Social: Consiste na adoção de princípios e técnicas para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social e conscientizar a população com o objetivo de atenuar ou eliminar as carências principalmente de higiene, saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
  5. Marketing Cultural: Associação de alguma marca ou empresa à projetos culturais. Atualmente este setor está em alta, devido ao crescente aumento da importância dada pela população à cultura. A marca que está associada a projetos culturais é bem vista no meio social.
  6. Marketing Digital: Consiste em uma abordagem que utiliza a internet e outros meios digitais como instrumento para atingir os seus objetivos.

Como pode se ver, é uma área muito ampla, com diversas opções para o mercado de trabalho. Em qualquer nível de atuação ou área, esse profissional é capaz de alterar o conceito populacional (imagem) que uma instituição/produto pode ter mediante ao seu cenário atual, seja a instituição filantrópica, pública ou privada, e até mesmo para produtos novos ou já conhecidos pelo público.

> Abaixo temos um depoimento da nossa ex-aluna de Marketing, Luciana Pinheiro.

Olá, me chamo Luciana Pinheiro Bucalo, tenho 41 anos, casada e dois filhos. Trabalho com cenografia de vitrines junto com meu marido, que é artista plástico. O curso Técnico de Marketing teve muito significado de transformação na minha vida. A profissão de decoradora veio do curso técnico de designer de interiores que fiz na Etec Carlos de Campos, o que foi excelente. Assim que terminei, comecei a buscar clientes e entrei no ramo de vitrine. Já estou na área há 15 anos, mas de alguns anos pra cá venho percebendo as oscilações do mercado, que é bem sazonal.

Então surgiu a ideia do plano “B”. Como tenho um galpão alugado, onde preparo as cenografias, pensei: –‘’tenho que sempre manter esse galpão em produção, já que o custo é alto, e quando não entra vitrines, o galpão parado me deixa no vermelho. ’’

Conversando e pesquisando, resolvi fabricar quadros de madeira com frases motivacionais. Não sabia por onde começar. Abracei a oportunidade de fazer o marketing, na Etec Parque da Juventude. Eu imaginava que seria bom, mas foi magnífico!

O curso abriu minha visão como micro empresária, melhorei o atendimento, captei novos clientes, e hoje sei priorizar o que realmente vale a pena. A turma de colegas, que hoje considero amigos, foi imprescindível, pois aceitaram minha empresa para desenvolvimento de estratégias e ideias. Tudo que era apresentado nas aulas, implantávamos na Fonte Das Artes Quadros & Presentes.

Chegamos ao final do curso e constatamos que o ideal seria uma loja online, que estou desenvolvendo aos poucos. O curso foi concluído, com o máximo de aproveitamento de toda a turma. Afinal, os professores sempre eram dedicados, empolgados e dinâmicos, e isso facilitou o aprendizado.

Tem uma frase que gosto muito, e tem a ver com a minha vida, sobre nunca deixar de tentar.

“Nunca desista de um sonho por conta do tempo que levará para concretiza-lo. O tempo passará de todo jeito”

E aí? Identificou-se com a profissão? As inscrições para o vestibulinho de Técnico em Marketing da Etec Parque da Juventude estão abertas e vão até o dia 18 de novembro.

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s